sexta-feira, 11 de maio de 2012

TURMA INFANTIL IV- PROFESSORA LUCIANA


A  turma do infantil IV, professora Luciana,  realizou diversas atividades voltadas ao tema Africanidade. 
Iniciamos este projeto conhecendo o livro "A menina bonita do laço de fita". Após a leitura da história, o material foi oferecido através do livro digitalizado, atividade proposta na biblioteca com utilização de data-show. Após diversas   discussões, fizemos um levantamento em nossa escola  sobre as diversas  etnias,  tiramos fotos  e discutimos as diferenças  entre estas crianças oriundas de diversas raças e culturas.




VÍDEO DA HISTÓRIA DA MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA




Em Arte, trabalhamos com as misturas de diversas cores  e apreciação do artista Paul Klee, que também trabalha com esta técnica, o envolvimento e as descobertas das crianças após a manipulação das tintas foi uma experiência muito interessante e prazerosa, também possibilitou a discussão sobre as misturas das raças e a diversidade .
 Realizamos a leitura do livro "O Cabelo de Lele" (indicação da Prô Kátia, Infantil V), as crianças gostaram muito desta história, resgatamos os diversos tipos de cabelos  (lisos, encaracolados, crespos). A partir da leitura da história, realizamos uma brincadeira simbólica a partir das ilustrações do livro. Especialmente as meninas, devido ao comprimento dos cabelos,  puderam escolher  e fazer um penteado africano; também havia gel para passar no cabelo dos meninos, eles também escolheram o seu  estilo. Adivinha qual foi o penteado masculino mais solicitado? Claro, o moicano do jogador Neymar. Também estavam disponíveis esmaltes, maquiagens, batons e ao final da brincadeira realizamos um desfile.

LIVRO: O CABELO DE LELÊ

 


MODELOS DE CABELOS ESCOLHIDOS  PELAS MENINAS DA ATIVIDADE SIMBÓLICA DO DESFILE



     Trabalhamos com a música: qual é o cabelo que você mais gosta?
     As crianças visualizaram o clip da música na biblioteca, realizamos inúmeras discussões relativas aos diversos tipos de cabelos, exposições de fotografias com variados tipos e cortes de cabelos   (com estas fotos as crianças fizeram escolhas e realizamos contagem e produzimos gráficos). Para  atividade ficar mais lúdica e as crianças terem oportunidade de vivenciar essas informações, foram oferecidas algumas perucas coloridas (sendo que algumas gentilmente foram emprestadas pela mãe do nosso colega Bruno). As crianças escolheram  a peruca preferida  e a seguir tiramos fotos de todos,  que foram anexadas e puderam ser apreciadas  na pasta de texto juntamente com seus familiares.
     A devolutiva das famílias e das crianças foi muito positiva, eles ensinaram a letra da música à família  e também explicaram os procedimentos da atividade.


  AS CRIANÇAS E SUAS PERUCAS PREFERIDAS!
























     APÓS PERCEBER O ENCANTAMENTO DAS CRIANÇAS PELOS CONTOS DE FADAS, EXPLORAMOS O LIVRO DA HISTÓRIA RAPUNZEL, DEMOS UM FOCO TODO ESPECIAL ÀS IMAGENS DO LIVRO QUE ERAM FEITAS DE CABELOS, REALIZAMOS APRECIAÇÃO E RELEITURA DAS IMAGENS.
NO ATELIÊ ARTE, FIZEMOS UMA ATIVIDADE,  COM BARBANTES,  PAPEL CARTÃO E COLA.

     AS CRIANÇAS DRAMATIZARAM A HISTÓRIA, A SEGUIR CANTAMOS UMA MÚSICA DA RAPUNZEL QUE FOI ANEXADA À PASTA DE TEXTOS E APRECIADA PELOS PAIS JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS.



LIVRO RAPUNZEL


             TEATRO DA HISTÓRIA DA RAPUNZEL



3 comentários:

  1. QUE LINDO!!!

    PARABÉNS PRô LUCIANA COM SEUS PEQUENOS.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela criatividade! Eles curtiram muito não é mesmo? Parabéns também as crianças. beijos. Prô Silvia Helena.

    ResponderExcluir
  3. Prô Luciana achei lindas as fotos. E meu filho tá lindo, é claro!!!! Vanessa - mãe do Gabriel Junior

    ResponderExcluir